Captação em telhas de concreto protendido

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Seja muito bem-vindo ao nosso TELCast! Eu sou Nikolas Lemos e hoje falaremos sobre como proteger telhas de concreto protendido dos efeitos causados pelas descargas atmosféricas.

Quando é preciso que o telhado cubra grandes espaços abertos, a escolha por telhas de concreto protendido, popularmente chamadas de telhas ‘W’, pode não somente representar uma economia, como também ser a única alternativa possível no projeto. Este tipo de estrutura possui em seu interior cabos de aço, que são tracionados para torná-la capaz de suportar todos os esforços mecânicos ao qual será submetida, garantindo a robustez necessária ao conjunto.

Como todo elemento de captação, as telhas de concreto protendido também estão expostas aos efeitos e danos causados pelas descargas atmosféricas, principalmente, quando são atingidas diretamente. Nesta situação, o mais comum é que ocorra a remoção da camada superficial de concreto e o derretimento de alguns fios exteriores da malha que compõem o cabo de aço.

Entretanto, sem a camada superficial de concreto, a água da chuva e a umidade conseguem alcançar o interior da telha, causando a oxidação de todos os componentes metálicos ao qual tenham contato. Com isso, os cabos de aço de sustentação da telha podem ser gravemente danificados, correndo inclusive o risco de rompimento. Por essa razão, NÃO é permitida a utilização destes componentes como elementos naturais do SPDA. Nesses casos, deve ser instalado um subsistema captor conforme as recomendações da NBR 5419.

Teoricamente, essa ação seria suficiente para garantir a longevidade do telhado. Entretanto, após anos de estudo foi constatado que quando um raio atinge o subsistema de captação, podem surgir grandes diferenças de potencial entre os condutores metálicos do interior da telha e os próprios condutores da captação. Essas diferenças podem provocar descargas disruptivas entre eles, ou seja, arcos elétricos capazes de causar os mesmos danos que o impacto direto do raio.

Dessa maneira, um sistema convencional de captação não é adequado para esse tipo de estrutura, sendo preciso adicionar medidas de proteção extras. Uma solução é optar pelo sistema isolado, respeitando em todo seu trajeto, a distância de segurança ‘S’. Entretanto, quando o cliente pensa em utilizar mastros e postes isso nem sempre é possível, já que os comprimentos estruturais costumam ser bem extensos.

A alternativa mais simples para aplicação do sistema captor isolado é a utilização de suportes isolantes, como o DEHNiso. Por ser feito a partir de material resistente reforçado por fibra de vidro, seu coeficiente de isolação pelo material (Km) é igual a 0,7 e, consequentemente, o valor da distância de segurança necessário para a malha de captação é inferior ao de suportes de concreto, plástico comum ou madeira. Com isso, o DEHNiso torna-se um facilitador na execução da malha suspensa, já que são mais curtos e adequados para garantir a rigidez mecânica e isolação elétrica exigida pelo sistema.

Em caso de dúvidas sobre esse assunto, a equipe técnica da Termotécnica Para-raios está à disposição pelos seus canais de atendimento!